Skip to content

Usando o Google como Proxy

Eu estava procurando por “Ubuntu nis” no Google e recebo esse resultado:

Busca no Google por Ubuntu e NIS
Busca no Google por Ubuntu e NIS

Essa primeira ocorrência que apareceu no Google é um exemplo bem interessante. É um site que se propõe a tirar dúvidas de usuários através de consultores especializados. Porém se você visitar o site você não conseguira visualizar conteúdo algum, é necessário um registro para poder acessar o site por um período de teste, depois é necessário pagar. O que houve aí foi uma técnica de SEO, na verdade uma fraude. Esse site identifica quando o visitante é um robô do Google indexando páginas, nesse caso ele abre suas portas e mostra que belo site ele é, cheio de informações. Porém quando um usuário comum como eu e você, que foi levado ao site através do Google, vai fazer uma visita, ele mostra suas reais intenções.

Como utilizar o cache do google

Para esse site em específico a uma maneira fácil e prática de engana-lo. Basta usar o botão “Em Cache” que está logo abaixo do link no Google.

Página de cache do google

Isso vai te mostrar uma página exibida ao robô do Google, ou seja, a página boa. De uma certa forma, você está navegando usando um proxy já que você está recebendo uma página que foi requisitada por uma terceira pessoa. Mas isso é tudo muito estático. As coisas ficam realmente interessantes quando você pode fazer isso com um site qualquer, por exemplo um que está bloqueado para você na sua instituição ou no seu pais.

Você pode utilizar o serviço de tradução Google para repetir o processo (certamente qualquer outro tradutor funcionará). Quando eu peço para o Google traduzir de português para inglês site silveiraneto.net ele vai criar esta url:

http://www.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.silveiraneto.net&langpair=pt%7Cen&hl=en&ie=UTF8

Quando você acessa essa url você já está utilizando um proxy, mas o conteúdo está sendo alterado. Para acessar o site e deixa-lo em português basta mexer um pouco na url, pedindo para ele traduzir de português para português:

http://www.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.silveiraneto.net&langpair=pt%7Cen&hl=pt&ie=UTF8

Pronto, você está acessando o Blog do Silveira através de um proxy. 🙂

Generalizando, para acessar um site coloque assim:

http://www.google.com/translate?u=SITE&langpair=pt%7Cen&hl=pt&ie=UTF8

Published inUncategorized

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *