Ganhei um Bonsai

Ganhei da minha vizinha um bonsai. O problema é que eu não sei muito sobre ele nem sobre como criar bonsais.

Espécie

Bonsai na mesa de trabalho

Eu cheguei a ler um livro sobre o assunto mas, em síntese, ele só disse que tudo émuito relativo. Isso não me ajudou em nada.

Bonsai

Minha primeira tarefa é descobrir que árvore é essa. Alguém me disse que pode ser um pé de acerola. Será que dá o fruto em tamanho normal? Acho que sim.

Água

Bonsai folhas em macro

Outro dúvida é quanta aguá eu devo colocar no bonsai e em qual periodicidade. O tal livro me me recomendou não colocar nem muita nem pouca água (o que não ajuda muito).

Eu estou um pouco preocupado porque quando ele chegou aqui ele estava com algumas folhas bem verdinhas e agora elas estão um pouco mais escuras e muchas. Agora eu estou colocando meia-xícara de água uma vez ao dia.

Solo

Eu andei dando uma olhada no jarro e parece que há umas três camadas no solo. A primeira é de uma areia mais frouxa e clara, depois vem umas pedrinhas brancas ornamentais, como de aquário. Depois tem uma terra escura, cheia de pedacinhos do que parece ser madeira.

bonsai adubo ferilizante no solo

Eu juntei algumas pedrinhas brancas e coloquei ao redor do tronco.

Bonsai água pedras tronco

Folhas

Eu achei várias folhas amareladas e algumas verdes caídas embaixo da árvore.

Bonsai jarro solo

Eu devo retirar elas e jogar fora ou deixar lá servindo como um adubo?

atualizado em 18 de setembro de 2007: muitas pessoas me disseram que isso é um pé de romã. E isso não é bem um bonsai, talvez seria um pré-bonsai.

21 thoughts on “Ganhei um Bonsai

  1. sempre quis ter um bonsai mas o fato de não saber como cuida-lo, aliado ao fato de eu já ter conseguido matar um cactus afogado, sendo o cactus a “planta” mais fácil de cuidar, impediram-me de comprar um.

  2. Aí vão algumas dicas.
    Regue sempre que a terra secar. Se estiver com alguma umidade, pode esperar mais. Mas nunca jogue água em excesso e de uma vez. Vá despejando aos poucos ao redor do tronco – não por cima das folhas – e pelos cantos, até molhar a terra por completo (não apenas a superfície), e sair um pouco de água pelos locais de drenagem.
    Essas plantas, como a maioria, requerem um lugar adequado estilo jardim, varanda, etc. Se for manter como ornamento dentro de casa, é necessário que no “mínimo 1 vez por semana”, ela seja levada pra um lugar do tipo citado. E é necessário que recebam iluminação solar direta durante um período de +ou- 3 horas por dia. Se estiver muito quente (e suponho que aí esteja :), deixe por menos tempo, umas 2 horas diárias devem bastar. E não o deixe exposto a ventos demasiadamente fortes.
    Problema: caso seu bonsai tenha mais de 3 meses que esteja envazado, é altamente recomendável adubar e fertilizar. Mas não use produtos normalmente utilizados com outras plantas. Use produtos específicos que podem ser adquiridos em floriculturas, casas do agricultor, etc; próprios para bonsais. A exemplo, o adubo que é normalmente usado em outras plantas possui quantidade elevada de nitrogênio, o que pode acarretar em mudanças físicas (não desejáveis) nas folhas de seu bonsai. Fora outros efeitos ruins de demais componentes, como corantes e sais precipitados.
    De 10 a 12 meses (dependento da arvóre que é seu bonsai), ou mesmo em toda primavera, é recomendável podar as raízes e fazer o reenvazamento completo.
    O galhos e folhas podem ser podados de tempos em tempos (não de forma devastadora, claro), para dar forma e conduzir o crescimento de seu bonsai.
    Como qualquer outra árvore, não cubra muito o tronco. Lembre-se das sibipirunas, árvores escolhidas para plantio urbano, que sempre foram acusadas injustamente de quebrarem ruas e calçadas. Quando na verdade apenas se “movem/iam” (muito lentamente – Ents?! :) para sobreviverem e terem mais exposição de seu solo. Quebrando o cimento ou asfalto que “belíssimamente” encaixotam seus troncos e raízes.
    Espero que ajudem.
    Farewell. :)

  3. Ah! Vale lembrar que, como cuidar de bonsai não é uma ciência exata :), cada árvore, clima, e local influem em pequenas mudanças na maneira com que os cuidados são tomados. Alguns a mais, por vezes são necessários, e outros, por vezes desnessesários. Então, vai de cada um adaptar as bases do conhecimento geral para suas necessidades. Por isso deve ter achado confuso o livro sobre bonsais que leu.
    Então é isso.
    []s

  4. Ganhei de minha prima, um bonsai de jabuticaba.Agora, estou em um dilema, como cuidar bem dele?Qual a forma adequqda de deixá-lo sempre lindo?
    qual o adubo que devo usar?
    Quantas vezes agüar? No lugar certo, está.
    Na varanda de casa onde pega luz e o meu maior problema é que moro em uma região super úmida. Região Amazônica. Mais precisamente em Porto Velho/RO.Gostaria de receber seu auxílio, se possível.
    Obrigada…
    Sandra Mello

  5. Por favor, quando disse que necessitava de ajuda, não estava brincando.Poderia me mandar um e-mil?
    As Folhas estão caindo.
    Posso podá-lo?
    Não sei o que fazer.Por favor, ajude-me.
    Sandra Mello

  6. Em primeiro lugar, esse ainda não é um bonsai. É um pré-bonsai de romã. A primeira coisa a se fazer é colocá-lo no sol. Não tenha medo em deixá-lo exposto em sol intenso, pois, como qualquer árvore (e um bonsai é uma árvore como qquer outra), requer o máximo de sol que puder ter, para ser saudável. Resumidamente, o romã deve permanecer no sol entre 6 e 8 horas diárias. As folhas devem estar amareladas por falta de sol. É comum isto acontecer.
    Quanto à adubação, para fortalece-lo, pode-se comprar adubo químico NPK 10-10-10. É encontrado em qualquer floricultura e uma caixa com meio quilo nao sai por mais de 5 reais. Quanto à água, a terra deve estar sempre úmida, para qualquer bonsai. Em resumo, para “salvá-lo”, fazer o que eu recomendei acho q resolve. E não tenha medo se ele estiver sem folhas, pois o romã eh uma árvore resistente. Coloque-o no sol que logo novos brotos aparecerão.
    Boa sorte.

  7. Outra coisa: a quantidade de adubo, pelo tamanho do seu vaso, pode ser uma colher de sobremesa bem cheia dos grânulos do adubo.

  8. comprei um bonsai de roma no inicio da primavera, davaagua qando o solo estava seco e deixava ele no sol em horarios menos quentes ele deu um fruto e depois disso começou as folhas a secarem e cairem o que sera que aconteceu? Estou preocupada sera que ele morreu. me ajudem por favor

  9. Estou com o mesmo problema , ganhei um bonsai… jabuticabeira.. e nem sei por onde começar… o mesmo tambeme esta perdendo as folhas.

  10. Nos bonsais de romã é normal em determinada época do ano as folhas cairem. É do tipo da planta. Normalmente pouco antes do inverno é que elas começam a cair. Nessa época ela fica bem esquisita e feia. É nessa época que eu faço a poda dos galhos. Imagino que no caso da Jabuticaba deva ser parecido.

  11. gente,estou querendo cultivar um bonsai,mais ñ sei como e q planta devo escolher,alguem q estiver disposto a mim ajudar eu agradeço ta bom,abração amigos e um ótimo final de semana a todos(a)

  12. Olá, gostaria de saber como cuidar de um pré-bonsai de tuia anã.
    Exposição ao sol, poda, nutrientes, ou seja, os cuidados básicos para que ele se desenvolva bem.
    Moro em Campo Grande – MS, cidade relativamente quente.
    Se alguém puder me ajudar agradeço.
    Obrigado.

  13. Olá.
    Ganhei um bonsai de jabuticaba.
    Aí, eu queria tanto preservá-lo bonito, que acabei colocando adubo d+.
    Li que a minha planta havia sido intoxicada, pois as folhas começavam a se tornar amarronzadas e secavam completamente.
    Então replantei, em terra nova.
    Mas já faz certa de dois meses e as folhas continuam amarelando e secando (agora menos, mas continua).
    Existem poucas folhas e isso que está acontecendo é com as novas que brotam, pois as velhas já nao existem mais.
    O que devo fazer?

  14. isso ai jamais foi ou será um bonsai…. não comprem esses galhos enfiados no vaso, pois depois de dois meses morrem, pois as vezes nem raiz tem…. roubam os leigos…

  15. Isso é um pré bonsai, ou seja, com cuidados e carinhos ele vai virar um bonsai. É uma JABUTICABEIRA e sim, ela pode dar frutinhas, mas não são comestíveis já que ela será cuidada para ser um bonsai e não uma árvore. Ela precisa de umidade, pouco vento e muito sol, mas não direto, lugares em que o sol batem indiretamente é o ideal para ela. Com paciência e carinho ( é pra isso que os bonsai são criados, para ensinar que somente com paciência e esforços diários é que o resultado chega), paciência e carinho e será um lindo bonsai. Compre o vaso mais profundo e coloque mais terra ( de preferencia, terra com areia, 1/3 de areia e 2/3 de terra). Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>