Começa a ser produzido o XO
Linha de produção da Quanta. Imagem retirada do próprio wiki do projeto. No fundo é possível ver Mary Lou Jepsen , chefe de tecnologia da fundação OLPC.

Segundo o planet OLPC, a produção em massa do XO-1 começou nas fábricas da Quanta, arredores de Xangai. É o primeira versão de produção em massa do laptop. O da foto é o primeiro de milhares que ficaram prontos essa semana.

Segundo a Wikipédia:

O OLPC é um projeto de inclusão digital desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Consiste em um projeto educacional para a criação de um notebook barato com o objetivo de difundir o conhecimento e novas tecnologias a todas as crianças do mundo.

O OLPC é um projeto brilhante e muito bem pensado. O que me entristece é que infelizmente o projeto é muito mal compreendido pelo público geral que, na afobação de querer ter um notebook de 100 dólares para comprar no natal e mostrar para os amigos, deixa passar desapercebido os reais objetivos do projeto. Nas palavras de Nicholas Negroponte: “O OLPC é um projeto de educação, não um projeto de notebook”.

Por outra lado já temos ganhos inderetos do projeto OLPC. Foi só começar a se falar em laptops a baixo custo subsidiado pelos governos e voltado para as crianças, os fabricantes se apresaram em devolver soluções alternativa para poder concorrer diretamente com a OLPC. Por exemplo já estão a venda os Eee PC da Asus a partir de U$299. Iniciativas parecidas não param de aparecer.