Eastern State Penitentiary, Philadelphia, Pennsylvania

um brinde

Um bom motivo pra tomar uma hoje: há exatos 80 anos atrás era descriminalizado o consumo de álcool nos Estados Unidos.

É bem verdade que a descriminalização não eliminou os efeitos do abuso do álcool. Por outro lado conseguiu o que o que todo o aparato policial, jurídico e carcerário não conseguiu, acabar com os traficantes. O calcanhar de aquiles do crime organizado era justamente a economia. A mesma proibição que tentava inocuamente lhes destruir também lhes dava na prática um monopólio garantido pelo Estado. A sociedade escolheu devolver ao indivíduo a liberdade de fazer o bem ou o mal a si próprio (por exemplo, o alcoolismo) e criminalizar apenas a possibilidade de fazer mal ao próximo (por exemplo, dirigir alcoolizado). Admitiu-se o que hoje nos soa como óbvio: os males do consumo recreativo de álcool são muito inferiores aos males da proibição em si.

Eastern State Penitentiary, Philadelphia, Pennsylvania.

Replica da cela de Al Capone na Eastern State Penitentiary, Philadelphia, Pennsylvania. CC-BY-SA.

Um brinde, com a bebida alcoólica de sua escolha, preferencialmente não clandestina, produzida dentro de parâmetros de qualidade definidos pela sociedade, obtido em uma transação devidamente tributada pelo Estado, consumida por um adulto e de maneira responsável.

Saúde!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>