Skip to content

Month: January 2009

Webinar de Glassfish com o Arun Gupta

painted indian glassy fish from Wikipedia
Glass fish da Wikipédia.

conduzirá um webinar sobre o Servidor de Aplicações Glassfish.

Muitos de vocês devem conhecer o Arun Gupta, Entusiasta de Glassfish com enfase em consolidação web na Sun. Ele foi um dos condutores da especificação da plataforma Java, está comprometidos com diversos projetos de Código Aberto e Software Livre, participou de vários comites de padronização e participou de releases ddo Java EE e SE. É um blogueiro prolífico com várias dicas muito úteis no seu http://blogs.sun.com/arungupta.


Arun Gupta no JavaOne. Foto do Marc Hadley.

Este webinar será conduzido em Inglês e está marcado para o dia 3 de Fevereiro de 2009, as 10:30 am aqui no horário de Fortaleza, e 9:30 am 11:30 em São Paulo e 8:30 am no horário da Califórnia.

Para participar responda o RSVP e pegue o link do Elluminate dentro do site do evento no OSUM.

Seminário Programação Multi-Threaded para Processadores CMT

sun microsystems solaris ultrasparc

O OSUM oferece mais um seminário online de alta qualidade aberto e de graça para o público. Este vai oferecer uma introdução a Programação Multi Threaded para Processadores CMT.

darryl photo

O seminário será conduzido por Darryl Gove. Darryl é engenheiro senior no time de compilação da Sun. Ele trabalha na análise e otimização de aplicações e benchmarks para atuais e futuras arquiteturas. Ele é autor do livro Solaris Application Programming, contribuidor do livro OpenSPARC Internals e uma fonta regular de artigos para o Portal de Desenvolvedores da Sun. Ele escreve um blog em blogs.sun.com/d.

O seminário será em inglês, no dia 30 de Janeiro, as 16:00 UTC que corresponde a:

  • 13:00 aqui em Fortaleza e demais regiões no Brasil que não estão participando do horário de verão.
  • 12:00 em Brasília e demais regiões do Brasil que estão participando do horário de verão.

Na dúvida, de uma olhada em um conversor de horários e descubra a hora do evento em sua localidade.

Para participar pegue o link e responda  o RSVP no site do evento dentro do OSUM.

Reunião dos Embaixadores

Em dezembro estive em São Paulo mais uma vez para a reunião geral de orientação dos Embaixadores de Campus da Sun no Brasil, dessa vez com o presença do Gary Serda.

Embaixadores 2008-2009
Foto com toda a galera

Estávamos indo para o aeroporto do Congonhas em São Paulo mas devido às más condições de tempo pousando no Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão. Não foi dessa vez que eu conheci a cidade, ficamos no avião sem saber se íamos ou não para São Paulo aquela noite. Acabamos voando para Guarulhos e só chegamos no hotel 3 da manhã, bem atrasados para nosso happy hour que era as 19 horas. 🙁 Eu sempre perco nossos happy hours.

Revendo meu amor
Minha querida máquina de café. Que saudades. =~

Essa viagem também marca o fim do meu período como Embaixador de Campus. Usualmente são dois anos mas como eu entrei tarde eu fiquei um ano. Foi uma experiencia absolutamente ótima em vários sentidos.  Eu tive colegas e toda grande equipe dando todo apoio e incentivo que eu precisava. Eu também pude trabalhar em um ambiente onde eu podia trabalhar a distancia, nos horários que eu determinava e interagindo com pessoas e comunidades globalmente.

Outro dia eu escrevo mais demoradamente sobre como foi ser embaixador, por enquanto a ficha ainda não caiu. 🙂

Esse aqui em baixo é o Thiago Sá, o novo Embaixador de Campus da Sun na UFC. Ele é estudante do curso de Engenharia de Telemática. Eu conheço ele a pouco tempo mas tenho certeza que ele vai fazer um ótimo trabalho.

Silveira e Thiago

No jantar do último dia tivemos uma surpresa. Houve uma premiação dos embaixadores de destaques do ano e eu ganhei o destaque, adivinhem de que? Blogueiro! 😀

Premiações

Uma boa notícia é eu vou poder continuar muito próximo ao programa de embaixadores. Eu vou continuar na Sun como Tech Lead e minha função é dentre outras coisas criar conteúdo e auxiliar os embaixadores brasileiros e do restante do mundo com JavaFX. Em breve deveremos marcar novas seções de palestras online dentro do OSUM aberta para todos.

eu na Sun

O restante das fotos estão no meu álbum do Flickr.

Aprenda JavaFX com Paixão

Sang Shin
Sang Shin photo, credits by Raymundo Vázquez.

Nosso amigo Sang Shin do Java Passion nos avisa que está para começar a primeira turma do curso de programação de 15 semanas em JavaFX (com paixão!) está começando. O curso é online, gratuito e começa agora dia 30 de Janeiro em 2009.

java passion

Para se inscrever envie um email em branco para javafxprogramming-subscribe@googlegroups.com. É um curso mais ou menos como qualquer outro, espera-se que os estudantes façam suas lições de casa depois de estudar as apresentações e fazer alguns laboratórios práticos mas tudo isso gratuito e online.

Também há uma lista onde os estudantes podem perguntar e responder perguntas. Para maiores informações, por favor visite um dos sites abaixo:

Lembrando a todos que os cursos do Java Passion são todos em inglês.

Aproveite essa oportunidade e passe a frente a notícia.

Cromakey no Cinelerra

cinelerra editando

Continuo minha epopéia para desvendar os segredos das complexas interfaces do Cinelerra. Dessa vez aprendi a usar o cromakey usando uma filmagem minha mesmo contra uma parede azul.

Os dois monitores ajudam muito. Essa máquina aqui é uma das máquinas que eu usei para editar. É uma das duas máquinas de edição multimídia na unidade da Casa Brasil do Vila União.

Cinelerra

O resultado. Ainda falta muito pra chegar no nível de excelência do cromakey do Chapolin mas a gente chega lá.

A imagem de fundo é de 1888 por James Valentine, vinda da Galeria Nacional da Escócia no Commons. O som é de um trecho da música La mort de Chloé por Xcyril.

Logo que eu tiver um maior domínio da técnica eu faço um tutorial explicando o procedimento. 😉

Game map edition using Tiled

Tiled logo

Tiled is general purpose game map editor, with support of several map formats (XML, JSON), multi plataform and runs installed or from browser, supports plugins to read and write others map formats and all free (under GPL license).

map editor tiles tileset game deveopment

Installing

You can lauch Tiled via Java Web Start or download it’s lastest version zip file. After download it just unzip it and run:

java -jar tiled.jar

Make sure you have at least Java 1.5 installed and configured.

Creating a empty map

After lauching it, open the menu File → New and create a new 10×10 orthogonal map with 32×32 tiles.

Tiled: New Map

Like this one

tiled 10x10 map

Creating a tileset

Now we need to add a tileset to start drawing a map. Let’s use this one

batalhao tileset cc by sa

Save the tileset image above.  Open the menu Tilesets → New Tileset select Reference tileset image and browser to find the tileset image you saved. Keep tile width and height as 32 and tile spacing and margin as 0.

tiled new tileset

Notice a new tab on the Tile palette section.

tiled tileset

Working with layers

Select the first grass tile from the tileset and select the  fill tool (bucket icon) to create a grass field. Use the paint tool (pencil icon) to add some stones and trees at random locations on grass. On the Layers section double click at Layer Name and put a name like “field”.

tiled field

Now let’s create another layer to put the buildings and streets. We can do that by opening the menu Layer → Add Layer or just clicking the new icon on layer’s section. Let’s call it “city”.

Now build your city by selecting tiles on the palette and using the paint tool. There’s tiles for horizontal and vertical street and all kinds of intersection. For the building you can click and drag in the palette to select multiple tiles at once.

tiled city

Saving

You can save the map as tmx (XML Tiled map file) , JSON, LUA, wlk, map (Mappy) or export it as a image. There’s some options accessible on the Edit → Preferences menu like use base-64  gziped encoding.

Thanks to Adam Turk and Bjørn Lindeijer for developing that great project.

In a next post I want to show how to integrate this with a Java/JavaFX game.

Slides Resumos para a SCJP

O João Sávio, Embaixador de Campus da Sun na Unesp Rio Claro preparou vários resumos em slides para quem está estudando para a certificação SCJP. Eles me pareceram muito bons para quem já leu e já aprendeu o básico sobre o assunto e agora está busacando um material de fixação.

Aqui está um deles, o de Conjuntos e Tipos Genéricos:

O restante dos resumos você confere nesse post no blog do João Sávio.

Tirei a SCSNI

duke pulando

Já fazem algumas semanas que chegou o resultado, mas eu não tive tempo de postar. Eu passei na prova da certificação SCSNI (Sun Certified Specialist for NetBeans IDE) durante a fase beta do exame. A notícia foi uma surpresa porque depois da prova eu realmente tinha achado que tinha levado bomba. Mas como a prova era beta, ainda não estava definido qual ia ser a nota de corte, percentual mínimo que devia ser alcançado para você saber se passou ou não.

A certificação SCSNI cobre tópicos de configuração da IDE, setup de projetos, desenvolvimento Java SE, desenvolvimento Java Web EE, edição, testes, sondagem e depuração. Felizmente certificação não cobre toda as linguagens e plataformas que o NetBeans atualmente suporte e também deixa de fora a parte de plataforma. No entando é necessário saber o que é e o que não é suportado.

duke sun certified specialist for netbeans ide

Para quem pretende tirar essa certificação no futuro algumas dicas e links úteis:

  • O grande Wagner Santos, que escreve o Net Feijão, fez um excelente guia para a prova, vale muito a pena dar uma olhada.
  • Eu também postei um pequeno guia para prova. Ainda tem vários tópicos incompletos mas pode ser útil.
  • Tenha sempre a mão documentação do NetBeans é bastante vasta e cobre mais do que o necessário para a prova.
  • Assista todos os screencasts do NetBeans. Muitas ds coisas que você precisa saber são mais fáceis de aprender vendo fazer do que lendo como faz. Depois de ver o screencast, tente reproduzir a aula. Há também o NetBeans TV que reune vários vídeos e tutoriais relacionados ao NetBeans.
  • Há no wiki do NetBeans uma guia de estudo com uma lista de materiais interessantes para a prova.

Mini cartões do Moo.com

Estou sempre encomendando coisas produtos e serviços grátis pela Internet. Como demoram muito a chegar, eu acabo esquecendo e quando as encomendas chegam são sempre um agradabilíssima surpresa.

Hoje foi a vez dos mini cartões do moo.com usando minhas fotos do Flickr.

moo
(não dá nem pra notar que eu tirei meu endereço com o Gimp 😉 )

moo

moo

moo

moo

moo

No site deles você pode criar cartões, mini cartões, cartão de visita, escolher as imagens do Flickr ou de outra fonte, escolher o verso, etc. É bem personalizável. Eu fiz 10 mini cartões de graça usando fotos do Flickr, mas a promoção já acabou. =( Há agora uma promoção de 15% desconto no LinkedIn. Apesar da excelente qualidade dos cartões, vou continuar fazendo meus cartões de visitas na gráfica aqui do lado.

Valeu Moo.com.