Eu estava procurando algumas plantas para dar um tom de verde e  de vida no ambiente do apartamento.
Como esse é um tema novo pra mim eu pesquisei um pouco e acabei me deparando com a palestra “Como plantar seu próprio ar fresco” do pesquisador Kamal Meattle no TED. Decidi procurar as plantas que ele recomendou:
- Chrysalidocarpus lutescens ou Dypsis lutescens, conhecida no Brasil como areca-bambu ou palmeira de jardim.
- Sansevieria trifasciata, conhecida no Brasil como espada-de-são-jorge.
- Epipremnum aureum, conhecida no Brasil como jibóia.
- Durante muitos dias eu tenho pouco ou nenhum tempo disponÃvel pra cuidar das plantas.
- Tenho somente uma entrada de iluminação direta do sol no apartamento e essa fica numa janela que também é onde fica o ar-condicionado e o aquecedor. Não há varanda ou parapeito. Também não é possÃvel colocar as plantas por fora da janela.
- 4 estações bem distintas passando por um verão escaldante com o sol se pondo depois das nove até um frio glacial com o sol de pondo as 4:40. Durante uma parte do ano muito pouco sol e aquecedor ligado e em outra parte do ano muita lista mas ar-condicionado ligado.
- Baixa umidade.Â
Eu acabei escolhendo uma Epipremnum aureum, conhecida nos EUA como “Money Plant” (planta do dinheiro) ou “Pothos”, e uma Chlorophytum comosum, conhecida no Brasil como clorofito e nos EUA como “Spider Plant” (planta aranha). Essa minha clorofito é da variedade Variegatum que tem as folhas verde-escuras. Cada uma custou uns US$ 12 (hoje aproximadamente R$ 24).
Elas estão sendo bem simples de cuidar e tem sobrevivido muito bem nas condições que eu descrevi acima. Recentemente eu tive que viajar por duas semanas e tive que deixar elas sem água. Antes disso eu também tive que deixar elas em um ambiente com pouco sol porque eu estava cuidando por uns dias de uma gata e essas duas plantas são tóxicas para gatos. A jibóia ficou um pouco fraca e com algumas folhas amareladas mas uma semana de volta aos cuidados normais ela voltou ao normal. Já a clorofito ficou ótima, nem parece que ficou sem cuidados, e até cresceu um pouco. É uma planta realmente muito forte. Eu até tenho visto a variedade
O resultado de cuidar dessas plantas já foi sentido no momento que elas entraram no apartamento. O verde que elas trouxeram já mudou completamente o ambiente. Eu já nem sei como eu vivia sem plantas aqui antes. Essas duas estão em potes em uma superfÃcie plana perto da janela mas também poderiam estar em potes suspensos. Os próximos passos são experimentar outros métodos que permitam cultivar algo comestÃvel como tomates e experimentar montar uma Window Farm (fazenda de janela) :D.
Então, fica aà a dica, se estiver procurando uma planta fácil e bonita para cultivar dentro do seu apartamento com condições iguais as minhas ou provavelmente melhores, ficam essas dicas.
Plantas para apartamento http://t.co/PTfU0ZbB
o verde é fundamental! quanto mais melhor!