silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Refazendo os Fogões

Por Marco Diego e Silveira Neto.

Atividade passada pelo Professor Riverson Rios na disciplina de Interface Homem Máquina. É sobre as interfaces de fogões de 4 e 6 bocas.

Este aqui é um fogão doméstico comum de 4 bocas:

Fogão Doméstico Comum de 4 bocas
Imagem retirada da Wikipédia. Endereço original.

Tanto este fogão quanto o fogão de 6 bocas possuem o mesmos problemas de desenho em sua interface com o usuário.

Bonequinho tentando usar o fogão


Problemas:

  • Posição: A interface está virada para a barriga do usuário e não para seus olhos. Esse ângulo de visão dificulta a observação do conteúdo da interface e faz com que o usuário tenha que se afastar ou se abaixar. Esse é um problema comum também em amplificadores de instrumentos musicais.
  • Confusão: Não há como saber qual válvula ativa qual boca. Não existe nenhuma relação padrão nos fogões. Em alguns fogões há um gráfico que determina esse caminho mas é comum as pessoas se confudirem.

Fogão Proposto

Não queremos alterar muito a estrutura já existente dos fogões. Nosso fogão proposto é esse:

Fogão proposto
Código-fonte: fogao_proposto.svg

As válvulas e as bocas tem as mesmas cores assim fica fácil de perceber e memorizar as posições. A válvula tem uma seta, pois geralmente não se sabe qual lado da válvula é o certo. Há também um desenho indicador que quanto mais para baixo menos quente e quanto mais para cima mais quente.

O painel foi virado em 45º possibilitando que o usuário possa usa-lo sem precisar se abaixar ou se inclinar ao mesmo tempo que pode acessar com as mãos o painel sem encostar nos cabos das panelas.

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.