silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Olá Mundo em Java

Esse post faz parte de uma série de posts com pequenos códigos que mostram certas funcionalidades de linguagens como Java. A vantagem do Java é ser uma linguagem bem estabelecida, madura e portável. Há diversos excelentes ambiente para desenvolvimento e um imenso framework padrão da linguagem, além de vários outros frameworks e bibliotecas adicionais.

Para fazer seu primeiro programa em Java, crie um arquivo chamado OlaMundo.java com esse conteúdo:

public class OlaMundo {
    public static void main(String[] args) {
        System.out.println("Olá Mundo!");
    }
}

O que você está fazendo é criar uma classe chamada OlaMundo. A linguagem exige que o nome do arquivo e o nome da classe sejam o mesmo, sendo o arquivo acrescido da extensão java, no nosso caso fica OlaMundo.java. Depois nós declaramos um método padrão chamado main, o que significa public, static, void, String args não é muito importante para quem está começando. A chamada System.out.println com um parâmetro “Olá Mundo” vai escrever na tela a mensagem “Olá Mundo”.

É necessário compilar esse código para a máquina virtual Java. Isso pode ser feito através do comando no prompt:

javac OlaMundo.java

Se tudo deu certo, nenhuma mensagem deverá aparecer. Se algo der errado, dê uma olhada se o seu código está mesmo igual ao que eu mostrei, e verifique se você realmente salvou o arquivo como OlaMundo.java (esse é um erro muito comum).

Para ver o programa funcionando, você vai invocar a máquina virtual Java e passar como parâmetro a classe OlaMundo. Isso é feito em linha de comando assim:

javac OlaMundo

Que vai retornar:

Olá Mundo!

Cuido para não colocar a extensão .java depois do parâmetro do comando java, esse é um erro muito comum.

Um bom exercício para esse programa é variar a mensagem exibida na tela. Experimente colocar outra mensagem, como o seu nome. :D

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.