silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Que notebook eu devo comprar?

Como minha máquina de trabalho está obsoleta e cada vez mais instável eu estou seriamente inclinado a comprar uma máquina nova, só que desta vez um notebook

Notebook em cima de uma mesa
Foto de Takashi Toyooka.

Eu levantei uma série de requisitos para que eu posso analisar as centenas de opções disponíveis no mercado, se você tiver alguma sugestão de notebook que se encaixe nesse perfil, por favor se pronuncie.

  • Bateria: eu não vou precisar de muita autonomia, mas eu vou usar o notebook para palestras. Acho que uma autonomia de duas horas está bom.
  • Tela: embora eu use muito minhas máquinas para desenhar e fazer trabalhos gráficos, telas muito grandes sempre me incomodaram. Eu até prefiro uma tela que não seja muito grande.
  • Sistema Operacional: Esse notebook vai rodar básicamente Linux (Ubuntu) e o OpenSolaris. É importante que todo o hardware seja compatível com esses dois sistemas. Eu encontrei essa lista de compatibilidade do OpenSolaris que pode ser útil. Eu já vi que várias marcas de notebooks fazem uma venda casada de windows mas eu não tenho a menor intenção de pagar por um produto que eu não vou usar.
  • Memória: eu vou precisar de pelo menos 512 Mb e com certeza depois eu vou querer expandir para 1Gb.
  • Processador: seria agradável se eu tivesse um processar de dois núcleos já que eu costumo fazer programas para tirar proveito de paralelismo. Mas isso é algo dispensável já que aumenta muito o preço. Um processador x86 está aceitável.
  • Placa de vídeo: eu preciso de uma placa aceleradora porque eu costumo usar softwares de modelagem 3D como o Blender e também porque eu vou usar extensões como o Compiz. Uma placa de vídeo com uma boa compatibilidade como as da Nvidia ou ATI seria ótimo.
  • Disco: eu também não preciso de uma disco grande, eu já tenho um no meu desktop pra isso.
  • Garantias: eu não faço questão de comprar aqui na minha cidade, Fortaleza. Eu já tenho o hábito de comprar coisas pela internet. Porém eu acho importante comprar em uma loja de porte como as Americanas.com ou o Submarino.com.br para ter um bom suporte pós-venda e garantia, de pelo menos 1 ano. E também para eu poder comprar parcelado.
  • Preço: aqui é que o bixo pega. Eu quero um laptop com tudo isso e que custe por volta de 2 mil reais. Eu acho que pesquisando bastante, conseguindo alguns descontos isso seja possível.
  • Peso: eu não gosto muito de notebooks muito pesados, depois que eu fixar as outras variáveis eu prefiro um que seja o mais leve possível.

Há bons artigos que tem me orientado sobre o tema:

E você? Tem alguma sugestão pra mim?

Atualizado: Obrigado a todos que comentaram e enviaram sugestões. Eu já comprei meu notebook. Portanto, eu não preciso mais de sugestões. ;)

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.