OpenSolaris 2008.5

Como era previsto, o dia hoje começou cheio de novidades.

Os portais OpenSolaris.org e OpenSolaris.com ganharam novas roupagens mais voltadas para o público final. A distância entre entrar no site, conhecer um pouco sobre o OpenSolaris e baixar uma isso diminuiu consideravelmente. Finalmente podemos chegamos ao ponto que o Ian Murdock tocou no seu clássico post “Where do I download OpenSolaris?”. Agora nós podemos simplesmente dizer, clique aqui!


Nova cara do OpenSolaris.org


e a nova cara do OpenSolaris.com

E não é só o site do OpenSolaris que mudou. Também acaba de ser lançado o OpenSolaris 2008.5 ou para os mais íntimos, Projeto Indiana. A intenção do projeto era exatamente essa, criar uma distribuição mais amigável e voltada para os usuários finais. Assim mesmo um usuário de estações de trabalho poderá ter os benefícios de um sistema de arquivo como o ZFS ou uma ferramenta de tracing como o Dtrace. Além disso de ter todos os benefícios da userland GNU.

A partir de agora quando nos referirmos a OpenSolaris, estaremos nos referindo também a distribuição OpenSolaris e não somente ao kernel OpenSolaris.


Novo tema do gerenciador de boot grub que vem com o OpenSolaris

A instalação também ficou muito mais fácil graças ao Projeto Caiman que proveu um dos melhores instaladores que eu já vi. Em uma única ferramenta em estilo next-next você tem todas as ferramentas para instalar o OpenSolaris, inclusive um particionador embutido.


OpenSolaris Package Manager

O Image Packaging System também está disponível e agora integrado com o Package Manager inclusive com suporte a repositórios. Você ainda pode usar as linhas de comando comandos pkg install <pacote> e pkg unistall <pacote>. A esse screencast mostrando como usar o Package Manager e se você é familiarizado com o apt-get há essa tabela comparativa entre o pkg e o apt-get. Uma coisa interessante é que há uma integração entre o IPS e o sistema de arquivos ZFS possibilitando voltar para um estado anterior do sistema antes de instalar um pacote.

O repositório padrão no momento é o pkg.opensolaris.org que nesse momento tem poucos pacotes, menos de 5 mil. Você pode instalar adicionalmente outros repositórios como o sunfreeware.com, abra um terminal como root:

pkg set-authority -O http://pkg.sunfreeware.com:9000 sunfreeware.com

Você pode ver seus repositórios com o comando:

pkg authority

Para mais informações dê uma olhada no documento Getting Started with OpenSolaris 2008.5. No Brasil e no muno estarão ocorrendo nos próximos dias installfests, eventos, palestras e demostrações sobre essa nova distribuição. Informe-se onde ocorrerá o evento na sua cidade.

E é claro, baixe e experimente.

Ou se você preferir, também via bittorrent.

15 thoughts on “OpenSolaris 2008.5

  1. Ótima descrição. Sou usuário de FreeBSD/OpenBSD a 6 anos e fiquei muitíssimo curioso em relação ao OpenSolaris. Só pelo ZFS nativo já vale a pena deixar uma das estações de trabalho no laboratório com ele. Espero que num futuro próximo você coloque mais detalhes, tipo Desktop, Multimidia, suporte a hardware, etc.

  2. Silveira, fiquei interessado. Pelo que percebi ele vem num LiveCD.
    Só gostaria da saver mais qual a utilidade das imagens do IPS.

    Esse conceito ainda não ficou claro para mim.

    Abraços.

  3. Silveira, beleza cara?

    Me diz uma coisa, qual foi o comportamento dele no teu notebook? Reconheceu muita coisa? Eu diria que isso hoje em dia é o que mais pesa para eu testar alguma distro, hehehe.

    No mais, tudo belezinha por ai?

    Um abraço

  4. @code, reconheceu bastante coisa, o som foi legal, placa de rede, vídeo reconheceu mas o compiz não ficou 100% e não reconheceu a placa wifi.
    Como eu quase não uso o wifi, dá para usar numa boa e eu ainda não fui atrás de um driver.

  5. Silveira, fiquei interessado no OpenSolaris depois de ler este post, você pode me dizer se ele roda tranquilo num PC com 512MB de RAM?

  6. Preciso urgente baixar o OpenSolaris para instalar em casa, mas ando tão atarefado com trocentos projetos que nem sei quando isto vai acontecer …
    Até porque .. preciso de mais um hd hahahaha Ir para o quarto sistema operacional no computador vai ser complicado :-P

  7. Então colega,

    Tu sabes dizer se é possível intalar o KDE no Open Solaris, ví o repositório oficial de pacotes e só encontro o Gnome… Questão de escolha pessoal, se for possível, (já o testei com livcd) estou bastante disposto a instala-lo.

  8. @Alex: Eu sei que dá porque eu já vi gente usando, mas se não está nos repositórios oficiais (hoje em dia eles tem poucos pacotes) deve ter nos repositórios do sunfreeware.com.
    Já tentou lá?

  9. Silveira, sou leigo em linux, gnome etc sou acostumado ao next-next dos windows e utilizo o windows vista. E pedi um CD do Solaris e chegou ontem, mas queria instalar ele no meu notebook e mantendo o Vista, e deixar dualboot tem como cara ?

  10. Olá Silveira, instalei o OpenSolaris no VirtualBox estou gostando bastante, nao consegui instalar direto no disco porcausa do meu mouse e teclado. E estou um pouco com dificuldade em configurar meu teclado, mais do restante me adaptei bem. Estou agora tentando achar como instalar o FF 3.0

    vlw pelas dicas :D

  11. olá silveira.
    estive assistindo sua palestra na fic,estou fazendo o curso de redes.
    Apesar de ter 41 anos mas sou um novato na área, mas estou interessado em intalar um SO livre no meu PC mas estou lotado de dúvidas.Será que posso contar com sua ajuda futuramente?
    abraços!!

  12. Boa Tarde, Silveira!
    Durante 2 anos usei o Ubuntu, recentemente passei para o Fedora 9 e mais recentemente (1 semana) peguei um HD que estava sobrando em casa e instalei o Opensolaris…Blz!!! Só que estou com um problema: Não consigo acessar a internet. Uso o Speedy e NÃO sei como configura a rede do Open no Speedy. Aparace uma mensagem que o “drive is missing”, pelo que li até agora, tenho que usar o Nwam (é isso)?
    Como faço?
    Sem mais, aguardo.

    Abraços,

    Geraldo de Arruda
    Piarcicaba/SP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *