silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

OpenSolaris 2008.5

Como era previsto, o dia hoje começou cheio de novidades.

Os portais OpenSolaris.org e OpenSolaris.com ganharam novas roupagens mais voltadas para o público final. A distância entre entrar no site, conhecer um pouco sobre o OpenSolaris e baixar uma isso diminuiu consideravelmente. Finalmente podemos chegamos ao ponto que o Ian Murdock tocou no seu clássico post “Where do I download OpenSolaris?”. Agora nós podemos simplesmente dizer, clique aqui!


Nova cara do OpenSolaris.org


e a nova cara do OpenSolaris.com

E não é só o site do OpenSolaris que mudou. Também acaba de ser lançado o OpenSolaris 2008.5 ou para os mais íntimos, Projeto Indiana. A intenção do projeto era exatamente essa, criar uma distribuição mais amigável e voltada para os usuários finais. Assim mesmo um usuário de estações de trabalho poderá ter os benefícios de um sistema de arquivo como o ZFS ou uma ferramenta de tracing como o Dtrace. Além disso de ter todos os benefícios da userland GNU.

A partir de agora quando nos referirmos a OpenSolaris, estaremos nos referindo também a distribuição OpenSolaris e não somente ao kernel OpenSolaris.


Novo tema do gerenciador de boot grub que vem com o OpenSolaris

A instalação também ficou muito mais fácil graças ao Projeto Caiman que proveu um dos melhores instaladores que eu já vi. Em uma única ferramenta em estilo next-next você tem todas as ferramentas para instalar o OpenSolaris, inclusive um particionador embutido.


OpenSolaris Package Manager

O Image Packaging System também está disponível e agora integrado com o Package Manager inclusive com suporte a repositórios. Você ainda pode usar as linhas de comando comandos pkg install <pacote> e pkg unistall <pacote>. A esse screencast mostrando como usar o Package Manager e se você é familiarizado com o apt-get há essa tabela comparativa entre o pkg e o apt-get. Uma coisa interessante é que há uma integração entre o IPS e o sistema de arquivos ZFS possibilitando voltar para um estado anterior do sistema antes de instalar um pacote.

O repositório padrão no momento é o pkg.opensolaris.org que nesse momento tem poucos pacotes, menos de 5 mil. Você pode instalar adicionalmente outros repositórios como o sunfreeware.com, abra um terminal como root:

pkg set-authority -O http://pkg.sunfreeware.com:9000 sunfreeware.com

Você pode ver seus repositórios com o comando:

pkg authority

Para mais informações dê uma olhada no documento Getting Started with OpenSolaris 2008.5. No Brasil e no muno estarão ocorrendo nos próximos dias installfests, eventos, palestras e demostrações sobre essa nova distribuição. Informe-se onde ocorrerá o evento na sua cidade.

E é claro, baixe e experimente.

Ou se você preferir, também via bittorrent.

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.