silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Viagem a Sobral

Esse fim de semana eu, o Rafael Carneiro, Tarso Bessa e o Paulo Sobreira viajamos para Sobral pelo CEJUG para participarmos enquanto palestrantes do 1º Café com Tapioca Sobral.


Café com Tapioca Sobral

Da esquerda para a direita, Yuri Steindorfer, Paulo Sobreira, Adriano Patrick, Rafael Carneiro, eu, Adriano Pereira e Tarso Bessa.


A minha primeira palestra foi sobre o NetBeans. Hora nós conversei um pouco sobre a história do projeto, a plataforma e as funcionalidades do NetBeans e o que está por vir na próxima versão. Aqui estão meus slides: netbeans_sobral.odp e netbeans_sobral.pdf. Aqui está a versão online em Flash:

NetBeans: a IDE que você precisa
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: cejug cct)

Algumas fotos das palestras:

Café com Tapioca Sobral

Café com Tapioca Sobral

A idéia era fazer a palestra pela manhã e na tarde fazer a prática de NetBeans no laboratório. Porém tivemos alguns impercílios e o laboratório não aconteceu. Para quem ficou na vontade, eu recomendo dar assistir o Guided Video Tour do NetBeans.

O Rafael Caneiro apresentou a palestra “Apresentando o CEJUG e o poder do Java“, o Tarso Bessa “Simplificando o Desenvolvimento Web com Java Server Faces” (inclusive me fez ficar bastante motivado para aprender mais sobre JSF) e o Paulo Sobreira “Relatórios em Java com iReport“.

Nossa grande surpresa na viagem foi a presença massiva a do pessoal de Parnaíba, Piauí, notadamente alunos do Sistemas de Informação da Faculdade Piauiense. Eles  vieram em Caravana de ônibus e percorreram quase 300km para chegar em Sobral (segundo o Google Maps). Isso sem contar que o ônibus quebrou quando já estava bem perto de Sobral. Eles estão de parabéns pelo empenho.

Durante a tarde eu aproveitei que nós tínhamos dois laboratórios e bastante gente e improvisamos uma apresentação sobre certificações Java. Foi bom porque podemos tirar muitas dúvidas e como o Tarso Bessa (SCJP, SCWCD e SCEA) estava lá e pode nos tirar várias dúvidas. Também é uma boa para eles porque eles tem boar oportunidades como o CEJUG Certified e o SAI. Além disso houveram também os mini-cursos “JPA com Hibernate” com o Carneiro e o JSP e JSF” com o Tarso .

Café com Tapioca Sobral

Depois do evento tivemos um tempinho para conhecer mais a cidade. Eu sempre tive muita vontade de conhecer Sobral. Existe uma imensa quantidade de praças, igrejas, locais tombados e museus na cidade. A cidade em si é muito limpa e bem cuidada, os monumentos e a arquitetura original da cidade são muito bem preservados.

Ao lado disso a cidade é bastante desenvolvida, há vários campus universitários e bons restaurantes. Eu confirmei o que eu já tinha ouvido falar mas achei que era só boato, há realmente uma grande rede pública de wifi na cidade. É possível sentar no banquinho da praça, se conectar a rede sem senha e navegar. Um sonho. Além disso há também redes privadas de wifi de provedores de Internet locais.

Nós no “Arco do Triunfo” (na verdade se chama Arco de Nossa Senhora de Fátima) que ilustrou o cartaz do evento.

Café com Tapioca Sobral

As crianças de Sobral me ensinaram o grass-surf, uma nova modalidade esportida.

Nós de volta a Fortaleza ao lado do “Carneiromóvel”.

Eu adorei a viagem, faço uma avaliação muito positiva do evento e acredito que vamos colher ótimos frutos. Meu obrigado a todos que organizaram, participaram e patrocinaram o evento.

Há mais fotos da viagem nesse meu álbum.

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.