Skip to content

JavaFX SDK 1.0 on Linux

JavaFX 1.0 is out and is absolutely amazing. You guys did really a great work on it.

As I really need a working SDK on Linux to continue to study and I don’t have any Windows/Mac near me, I’m using the Weiqi Gao’s workaround. I tried to simplify a little bit more the process for those who need JavaFX SDK working on Linux right now.

Download javafxsdk_linux_unofficial.tar.bz2 (~18Mb).

And then

tar -xjvf javafxsdk_linux_unofficial.tar.bz2
sudo cp javafx /opt/javafx
echo “PATH=\$PATH:/opt/javafx/bin” >> ~/.profile
echo “JAVAFX_HOME=/opt/javafx” >> ~/.profile
source ~/.profile

Now you can call javafx, javafxc, javafxdoc and javafxpackager from your terminal. Don’t forget that you need Java 1.6 or greater installed.

Here’s a video showing the SDK working, I’m compiling and running two sample applications. Remeber that as a temporary unofficial port for Linux, there’s not native video support nor hardware acceleration.

[youtube]ENf5mXEIiD8[/youtube]

Published inenglish

17 Comments

  1. Dyego, não. Isso se dá porque esse não é o release oficial para Linux e o drawback é justamente esse e o não suporte a vídeos.

  2. Garwin Garwin

    Thank you guys, I worked for me,just need to figure out how to get it to integerate with netbeans

  3. Blz!
    Então, acompanho teu blog desde que participei do café com tapioca em sobral. Fazia um tempo que procurava uma forma de usar o JavaFX no meu ubuntu.. curiosidade… Ainda não tinha achado uma maneira até agora… Valeu pela informação compartilhada, velho. Mas minha pergunta pra você é: dá pra integrar com o netbeans? Será que é possível algum ‘workaround’, já que o plugin parece ter sido desenvolvido apenas para as ‘outras’ plataformas? Em todo caso, fico no aguardo de uma versão full para linux!!

  4. Toy Toy

    Boa Silveira! obrigado pela indicação e como eu disse no twitter vou torcer para a SUN criar uma estima maior pelo Linux e sair um suporte “oficial”, enquanto isso vou estudar mais…sinto que isso ai é o que eu espera para net, sem flash.

  5. Opa!!
    Valeu… já estou usando, e por incrivel que pareça, até agora, nenhum dos ‘null pointer’ que alguns reportaram, aconteceram aqui!!

  6. cristo cristo

    Sabe se é possível executar um programa em JavaFX contido num Jar, pois quando faço programas em JavaFX e gero o pacote, mesmo com todo arquivo MANIFEST.MF com todos os dados o programa ainda não pode ser executado, contudo quando executo o arquivo jnlp como aplicação web ele executa plenamente.

    Não sei se isso é um bug, mas o erro associado é java.lang.NoClassDefFoundError: com/sun/javafx/runtime/FXObject dizendo que não conseguiu encontrar a classe principal do projeto, um erro de todo caso muito estranho.

  7. Cristovão, sim você pode executar um programa JavaFX dentro de um Jar. O problema aí certamente é de classpath. O erro que você mostrou é porque ele não está conseguindo achar a classe principal do jar. Mas pra resolver, só olhando como você criou o jar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *