JavaFX SDK 1.0 on Linux

JavaFX 1.0 is out and is absolutely amazing. You guys did really a great work on it.

As I really need a working SDK on Linux to continue to study and I don’t have any Windows/Mac near me, I’m using the Weiqi Gao’s workaround. I tried to simplify a little bit more the process for those who need JavaFX SDK working on Linux right now.

Download javafxsdk_linux_unofficial.tar.bz2 (~18Mb).

And then

tar -xjvf javafxsdk_linux_unofficial.tar.bz2
sudo cp javafx /opt/javafx
echo “PATH=\$PATH:/opt/javafx/bin” >> ~/.profile
echo “JAVAFX_HOME=/opt/javafx” >> ~/.profile
source ~/.profile

Now you can call javafx, javafxc, javafxdoc and javafxpackager from your terminal. Don’t forget that you need Java 1.6 or greater installed.

Here’s a video showing the SDK working, I’m compiling and running two sample applications. Remeber that as a temporary unofficial port for Linux, there’s not native video support nor hardware acceleration.

17 thoughts on “JavaFX SDK 1.0 on Linux”

  1. Pingback: My JavaFX Demo
  2. Blz!
    Então, acompanho teu blog desde que participei do café com tapioca em sobral. Fazia um tempo que procurava uma forma de usar o JavaFX no meu ubuntu.. curiosidade… Ainda não tinha achado uma maneira até agora… Valeu pela informação compartilhada, velho. Mas minha pergunta pra você é: dá pra integrar com o netbeans? Será que é possível algum ‘workaround’, já que o plugin parece ter sido desenvolvido apenas para as ‘outras’ plataformas? Em todo caso, fico no aguardo de uma versão full para linux!!

  3. Boa Silveira! obrigado pela indicação e como eu disse no twitter vou torcer para a SUN criar uma estima maior pelo Linux e sair um suporte “oficial”, enquanto isso vou estudar mais…sinto que isso ai é o que eu espera para net, sem flash.

  4. Sabe se é possível executar um programa em JavaFX contido num Jar, pois quando faço programas em JavaFX e gero o pacote, mesmo com todo arquivo MANIFEST.MF com todos os dados o programa ainda não pode ser executado, contudo quando executo o arquivo jnlp como aplicação web ele executa plenamente.

    Não sei se isso é um bug, mas o erro associado é java.lang.NoClassDefFoundError: com/sun/javafx/runtime/FXObject dizendo que não conseguiu encontrar a classe principal do projeto, um erro de todo caso muito estranho.

  5. Cristovão, sim você pode executar um programa JavaFX dentro de um Jar. O problema aí certamente é de classpath. O erro que você mostrou é porque ele não está conseguindo achar a classe principal do jar. Mas pra resolver, só olhando como você criou o jar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *