Tirei a SCSNI

duke pulando

Já fazem algumas semanas que chegou o resultado, mas eu não tive tempo de postar. Eu passei na prova da certificação SCSNI (Sun Certified Specialist for NetBeans IDE) durante a fase beta do exame. A notícia foi uma surpresa porque depois da prova eu realmente tinha achado que tinha levado bomba. Mas como a prova era beta, ainda não estava definido qual ia ser a nota de corte, percentual mínimo que devia ser alcançado para você saber se passou ou não.

A certificação SCSNI cobre tópicos de configuração da IDE, setup de projetos, desenvolvimento Java SE, desenvolvimento Java Web EE, edição, testes, sondagem e depuração. Felizmente certificação não cobre toda as linguagens e plataformas que o NetBeans atualmente suporte e também deixa de fora a parte de plataforma. No entando é necessário saber o que é e o que não é suportado.

duke sun certified specialist for netbeans ide

Para quem pretende tirar essa certificação no futuro algumas dicas e links úteis:

  • O grande Wagner Santos, que escreve o Net Feijão, fez um excelente guia para a prova, vale muito a pena dar uma olhada.
  • Eu também postei um pequeno guia para prova. Ainda tem vários tópicos incompletos mas pode ser útil.
  • Tenha sempre a mão documentação do NetBeans é bastante vasta e cobre mais do que o necessário para a prova.
  • Assista todos os screencasts do NetBeans. Muitas ds coisas que você precisa saber são mais fáceis de aprender vendo fazer do que lendo como faz. Depois de ver o screencast, tente reproduzir a aula. Há também o NetBeans TV que reune vários vídeos e tutoriais relacionados ao NetBeans.
  • Há no wiki do NetBeans uma guia de estudo com uma lista de materiais interessantes para a prova.

One thought on “Tirei a SCSNI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>