silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Camera nova e fazendo ela trabalhar bem com o Cinelerra

A um tempo atrás eu comprei uma câmera nova pra mim.

Como eu não quero posso comprar uma câmera boa mesmo agora eu preferi comprar uma bem barata que fizesse o básico. Uma câmera de preço médio iria ter poucas funções e eu iria ficar pensando —  se eu tivesse comprado aquela outra. Além disso uma câmera custa um pouco mais trás também um maior zelo e o meu zelo é muito limitado e eu já gasto com outras coisas. Ou seja, cheguei a conclusão que pra mim o ideal seria uma câmera barata que pudesse estar absolutamente sempre comigo, esteja eu a pé, de ônibus ou de carro. Assim eu posso tirar muitas, muitas fotos, já que o meu fim principal pra ela é a documentação de eventos e atividades e não um trabalho artístico.

oregon scientific

Dentro disso e uma certa urgência em voltar a tirar fotos (Campus Party de 2009 chegando) eu comprei nas Americanas (a loja mesmo, não a ponto-com) uma Oregon Scientific (nome estranho) de 5.0 Megapixels com um cartão de 1Gb, por R$ 200.  Ela é bem básica pra fotos já que não tem zoom optico e não se dá bem com movimentos mas a qualidade da gravação dos vídeos, inclusive com aúdio me surpreendeu.

laboratório de metareciclagem
Uma típica foto com ela. Essa em um telecentro da Casa Brasil.

#cparty
Um macro de um robô do ITA durante o Campus Party

Erámos felizes até eu começar a fazer meus primeiros experimentos com os vídeos dela com o Cinelerra (software que eu ainda engatinho).

O vídeo tudo bem mas o aúdio dos vídeos dela (uns arquivos AVI com vídeo codificado e áudio cru) ficavam bichados no Cinelerra mas tocavam bem no Mplayer ou outros tocadores. Como o vídeo estava legal eu só precisava extrair os audios por fora que aí eu podia colocar eles como uma trilha de aúdio do Cinelerra e problema resolvido. O problema é que sempre que eu ia extrair esse aúdio dava algum problema. A solução veio em uma thread da lista de usuários do Mencoder usando a dupla Mplayer e Sox:

mplayer -vc null -vo null -ao pcm video_da_camera.AVI
sox audiodump.wav -i -b -r 48000 -c 2 audio_do_video.wav

No caso eu estou usando a taxa de amostragem em 48kHz e dois canais de áudio (stereo) para ficar compatível com outros formatos que eu estou usando no Cinelerra.

Pronto, voltamos a ser felizes juntos, eu, a câmera e o Cinelerra.

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.