silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Relato do FLISOL 2009 em Fortaleza

O FLISOL, Festival Latino americano de Instalação de Software Livre, é um dos maiores eventos de Software Livre na América Latina. Ele é organizado de maneira descentralizada e se dá simultaneamente no dia 25 de Abril em centenas de cidades por todo o continente levando ao público a filosofia e tecnologias do Software Livre. Nós de Fortaleza, Ceará, não ficamos de fora e há vários meses vinhamos nos preparando para nossa edição do festival.

robótica
Prática de Robótica Livre

meta bagunca preparativos flisol 2009 fortaleza casa brasil
Uma das primeiras versões da grade do evento na lousa.

Eu gostaria de tecer uma longa lista de agradecimentos e parabenizações aqueles que fizeram acontecer essa edição do evento na nossa cidade. Adiantadamente eu peço desculpas por omissões que por descuido eu possa cometer. Primeiramente eu gostaria de agradecer ao pessoal e a comunidade do Vila União, que acolheu o evento, sobretudo à Gláucia, Alyne, Fedox e Ana Paula, que mesmo sob condições tão difíceis se entregaram à realização do evento e foram completamente imprescindíveis. A todo o pessoal que participou do GT de Comunicações e de uma maneira descentralizada e autônoma espalhou os cartazes do evento aos quatro ventos em tempo recorde. Ao Rafael Vieria com a exposição interativa de jogos livres que mais uma vez fez um grande sucesso. Ao SERPRO, um grande parceiro nesse evento. Ao Xisberto e o Lucas Azevedo por todo o árduo trabalho junto ao GT de Atividades  e seleção de trabalhos.

FLISOL Fortaleza 2009
Gláucia e Fedox. Confecção dos crachás meta-reciclados feitos com capas de caderno, fios de mouse e cabos flat.

Alyne, Geciola, Uirá, Krystian
Alyne, Gecíola, Uirá e Krystian

TuxCE
Galera da TUX-CE no Installfest.

A todo o pessoal da TUX-CE que contribuiu sobretudo com o InstallFest e distribuição de mídias de Software Livre, algo importantíssimo para alcançarmos nossos objetivos. A Argohost e a Sun Microsystems que bancaram boa parte da nossa brincadeira. Ao Projeto Casa Brasil que abrigou e deu nos deu suporte. As demais unidades do Casa Brasil aqui, Meniná Meninó, Granja Portugal e até Caucaia (que fica em outra cidade), que fizeram um grande mutirão para garantir não só a infra estrutura do evento mas também diversas outras atividades, mostrando uma grande capacidade de mobilização mesmo nos momentos mais difíceis. Como eu não tenho como citar todos os nomes eu deixo um só grande parabéns para o Casa Brasil.

FLISOL Fortaleza 2009

panoramica telecentro
Palestra de Robótica Livre com Gustavo Cymrot.

palestra do Thiago
Virtualização com o Rafael de C. Farias.

Ivonisio Mosca
Qualificação com Ivonísio Mosca

Aos nossos palestrantes, Walter Mello, Sinara Duarte, Igor Lima Rodrigues, Thiago Gomes, Alyne Castro, Uirá Porã, Luciana Mota, Gustavo Cymrot, Everton Krystian, Thiago Teixeira, Rafael Farias e Ivonisio Mosca, nosso muitíssimo obrigado.

video instalação
VídeoInstalação Eu Posso Ver o que Você Sente

Agradeço também a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Vila das Artes que nos emprestou equipamentos audio-visuais. Também a Prefeitura de Caucaia que nos ajudou no deslocamento de equipamentos e pessoal para o evento. A SEDUC (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) que mobilizou a maior parte do nosso público e aqui eu tenho que agradecer também aos professores e alunos que guardaram seu sábado para prestigiar o evento.

teatro
Atores se preparando a apresentação.

jogos

Ao pessoal do grupo de teatro Arre Égua com a peça “Deus e o Diabo na Era da Informática” e ao Hugo Pierot com a Vídeo Instalação Eu Posso Ver o Que Você Sente, que transcenderam o caráter predominantemente técnico do evento. As demais comunidades envolvidas com o evento, a Debian-CE, GELSOL, Ceará on Rails\, PSL-CE e outras.

Enfim, eu vou parar por aqui porque o sol raiou e esse post não acaba nunca. Meus parabéns para todos nós.

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.