silveira neto

carbon-based lifeform. virgo supercluster

Menu Close

Damas

Organização do campeonato de damas da disciplina de Inteligência Artificial, segundo semestre de 2007. Curso de Computação da Universidade Federal do Ceará. Disciplina ministrada pelos professores Carlos Fish e Marcelino Pequeno.

Crianças jogando damas

por Sarah, no Flickr. Original aqui.

1. As Regras

As regras do jogo de damas variam de acordo com o pais. Há um bom apanhado sobre as diversas regras no artigo sobre damas na Wikipédia.

Além das regras tradicionais, uma partida também terminará se:

  1. Um jogador fizer um movimento errado.
  2. Um jogador não realizar uma jogada dentro do prazo de 1 segundo.

2. O árbitro

O programa árbitro ira inicializar os dois programas (que poderão ser implementados em qualquer linguagem) adversários. O árbitro ira receber de um jogador sua jogada e passar essa jogada para o outro jogador, alternadamente e sucessivamente até o fim da partida.

(O programa árbitro ainda não está pronto)

3. Interface

Podemos usar o tabuleiro mais tradicional no Brasil, o oito por oito. Mapeamos então do canto inferior esquerdo, começando por uma casa preta.

tabuleiro de damas

Assim o trecho de um histórico da partida é da forma:

A3-B4
B6-A5

O que significa que primeiro o primeiro jogador moveu a peça que estava na coluna A linha 3 para a coluna B linha 4. Em seguida o adversário moveu uma peça da coluna B linha 6 para a coluna A linha 5.

4. Links úteis

Alguns links que podem ser úteis. Aceito mais sugestões.

1 Comment

Add yours →

  1. Anderson Marques says:

    Achei interessante esse post, você ainda vai complementar esse post?

Leave a Reply

© 2016 silveira neto. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.